Inúmeras ações e campanhas são feitas todos os anos pelos Ministérios da Saúde de quase todos os países visando a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Grande parte delas trata de um item primordial: a redução do uso do açúcar na alimentação.

A jornada em busca por alimentos mais saudáveis e pela conscientização a respeito de dietas equilibradas passa obrigatoriamente pelo comprometimento e engajamento das próprias indústrias de alimentos e bebidas processadas na redução de problemas de saúde causados pelo excesso de açúcar em seus produtos e no apoio a campanhas de reeducação alimentar.

A prevenção de doenças vem sendo motivo de preocupação por parte de toda a comunidade médica mundial há várias décadas, principalmente pelo alarmante aumento de casos de doenças crônicas – como diabetes, hipertensão e obesidade – a cada ano, mas só recentemente obteve avanços significativos justamente com o surgimento de produtos que oferecem alternativas de alimentação para quem tem problemas.

A imagem acima mostra uma comparação entre a quantidade de açúcar encontrada em 200ml de Coca-Cola, 200ml de Iced Tea e 200ml de Chá Verde, ambos da Flavor House.

Para se ter uma ideia do problema, basta verificar a quantidade de açúcar existente em apenas 200ml de Coca-Cola (21 gramas) é quase a metade da recomendação diária por parte da OMS – Organização Mundial da Saúde – para cada pessoa. Tal fato se repete também de maneira generalizada na fabricação de outros refrigerantes e até mesmo nos sucos industrializados, cuja quantidade de açúcar atinge níveis muito acima do ideal para o consumo diário individual. Dados do Ministério da Saúde mostram que o brasileiro em média consome 50% a mais de açúcar do que o recomendado pela OMS: dezoito colheres de chá, ou seja, 80g de açúcar/dia, sendo que o limite recomendado é de doze.

Dentro desse quadro alarmante, um produto como o Iced Tea está perfeitamente alinhado com as diretrizes de uma boa saúde desde o início de sua fabricação, pois contém apenas 5g de açúcar por litro, ou seja, 1g a cada 200ml, e ainda por cima não contém qualquer tipo de corante e conservante em sua fórmula.